quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O BOM HUMOR É ESPIRITUAL - Texto do livro "Calunga...um dedinho de prosa" (Gasparetto)


Por que será que o povo pensa que Cristo nunca sorriu? Se Ele não soubesse rir, se não tivesse humor, não seria um homem cheio de beleza, cheio de conhecimento, espiritualizado, porque a espiritualidade é muito alegre. Deus é muito alegre e por isso todos os seus filhos tem dentro de si a alegria.
Claro que há pessoas que são exageradas e as vezes passam dos limites. Mas isso não quer dizer que não exista a alegria saudável, aquela bem colocada, no seu ritmo, com vibração, com entusiasmo. Isso é uma beleza! Há até gente que diz que quando estamos sorrindo, estamos possuídos por Deus!!!
Tem coisa mais bonita que um sorriso? Você acha o canto da boca caído bonito? Cara de dor, com os olhos cheios de lágrimas, cheio de olheiras, pessoa toda franzida, isso é bonito???
É bonito nada....Deus só gosta do bonito!!!
Quando você sorri não vem para fora o calor humano, o amor, não vem para fora o mais bonito de cada pessoa? Então o humor, a alegria são a revelação dos dons divinos do homem. Não tem coisa mais espiritual do que quando estamos contando uma piada, dando gargalhada. Faz bem para qualquer um.
A gente já sabe que uma pessoa é boa quando ela tem bom humor. Toda pessoa boa, interessante, inteligente de verdade é pessoa simples e ao mesmo tempo tem bom humor. Isso é uma característica do equilíbrio humano, das melhores cabeças. Você pega os cientistas, os grandes homens, eles tinham bom humor...é que fazem os retratos deles com cara ruim, carrancuda, para dizer que eles eram sérios, importantes. Mas isso não era a verdade deles!
Só não ri mesmo a pessoa atrasada, que vive de cara fechada, a pessoa complicada, mal resolvida, mal evoluída, porque ainda está num estágio em que não conhece as verdades eternas. Mas quem conhece só pode ficar feliz, só pode rir. Tem que estar com o coração rindo, com a barriga rindo!!!!!!

3 comentários:

  1. Salua esse texto é você!
    Você vive sorrindo e é uma pessoa simples, por isso sinto uma luz quando estou perto dessa sua alegria de viver!

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma pessoa cheia de luz, cheia de alegria, conviver contigo deve ser um presente de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo Blog, boa escolha do Calunga, frequento os cursos do gaspa e ouço na radio faz decadas..rs Tem algumas coisas q escrevi nas comus dele do orkut. Antiga Encontro Marcado.

    Defato tem gente q nao entende bom humor nao sabe q é espiritual a pessoa q tem mais capacidade de rir das situaçoes e de si msma. E q jogo de duplo sentido so faz quem percebe q a realidade nao é fixa e muitas vezes nao tem sentido absoluto.
    Alkinoos

    ResponderExcluir