quarta-feira, 22 de julho de 2009

Faço questão de registrar aqui, meu trabalho reconhecido no blog da maravilhosa bailarina Luana Mello (Não é sempre que isso acontece....)



Como vocês devem perceber eu costumo me manter neutra, mas preciso registrar o que senti ao assistir Sálua Cardi ontem, no Donas da Dança. Há muito tempo eu não me deleitava com uma dança tão autêntica. Confesso que tô de saco cheio de assistir mais do mesmo em shows de dança do ventre: os mesmos passos, as mesmas músicas e uma avalanche de falta de personalidade. Assistiu uma, assistiu todas, desculpem a falta de suavidade, mas estou sendo mega sincera. Sálua no palco foi uma aula. Vou tentar explicar o que me faz chegar nessa conclusão, mas antes de ler a 'listinha', coloque em prática o que conversamos antes: pode não ser seu estilo, mas é inegavelmente bom!

O figurino era simples e belo. Ela usou uma roupa tradicional, mas que valorizou a sua estética e não era uma cópia de muitas. Maquiagem simples e acessórios na medida certa. Tudo na base do 'menos é mais'. Uma música tradicional, nada de música da moda, nem aquelas que ouvimos dez vezes em cada evento. Mas falando da dança, só vendo pra entender. Nenhum passinho do momento, nenhuma necessidade de auto afirmação, nenhuma afobação... Muita calma, charme, domínio de palco. Muita intimidade com a música, com os instrumentos e uma coreografia sem cara de coreografia! Tudo gostoso de ver... Dança do Ventre tradicional, simples, mas com personalidade e beleza. Viram como é possível se destacar fazendo o básico? Não precisa colocar 500 passos 'novos' na dança pra 'aparecer'.


É minhas neguinhas, tem coisa que o dinheiro não compra e só o tempo dá. Maturidade e experiência a gente realmente não aprende em workshop nem em aula particular e a Sálua mostra isso. Um show de confiança e bom senso. Bom, quem puder conferir ao vivo, confira! Acho que vão concordar...
Postado por Luana Mello às 17:03 11 comentários

Andre disse...
Oi Lu... realmente a Sálua ABALOU AS ESTRUTURAS!!! Eu só olhava e ficava imaginando se algum dia iria dançar pelo menos próximo daquilo. Também observei a ausência dos tais "passos da moda", e como é lindo ver alguém dançando sem copiar ninguém, sendo apenas ela mesma e com uma técnica apurada e uma emoção ímpar. Demais!!!

Naznin disse...
Nossa, nem me fale, eu também não consegui tirar os olhos. Fui falar com ela depois do show, dei um abração, e não sei se ela te falou, mas ela não estava bem, tava doente!!! Eu pensei com meus botões, 'nossa, se dança assim doente, imagina quando está boa!'. Achei muito linda e verdadeira, tinha técnica, tinha emoção e uma empatia com o público fantástica! Além de ser uma graça de pessoa, super acessível e humilde.
É realmente notável a diferença que faz a experiência. O jeito é ir aprendendo e estudando cada vez mais pra um dia chegar nisso. E como a Lú Arruda disse num post recente muito bom, que venham os anos!!!
bjão

Camila Luizzi disse...
Lu, vc está coberta de razão. Quando a Sálua entrou no palco foi como se ela tivesse congelado tudo a sua volta e todas as atenções estavam nela. E momento foi um dos mais difíceis, afinal o evento já estava roando há 6 horas!!!
Quanto ao vídeo, nós filmamos tudo. Assim que ele ficar pronto eu aviso aqui no seu blog.
Mais uma coisinha... confirmando um outro post que vc escreveu: vc é mais maravilhosa ao vivo. Foi um prazer imenso recebê-la no Bellencontro. Muito obrigada mesmo. (Além de tudo a mulher é perfumada que só!)
Beijão

Marcia Dib disse...
Esta experiência não vem só com o passar dos anos; a gente precisa querer dançar melhor, se empenhar de fato: ouvir muita música - e não só as da moda; ver muitas bailarinas - com olhos generosos; trocar idéias com as pessoas que já trilharam um caminho mais longo e também com pessoas que estão próximas a nós na caminhada; conversar com pessoas que conhecem e estudam a cultura árabe; ter boas noções de uso do espaço, maquiagem, expressão corporal... é um mundo amplo, como qualquer profissão.
Uau! Será que vai dar tempo?

5 comentários:

  1. Esta matéria é indiscutivelmente verdadeira!
    Parabéns Sálua!

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma artista completa e autêntica, única!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sálua, boa tarde!
    Olha, revirei esse google de ponta cabeça pra descobrir que era você...fui pela pimeira vez no Maevva, na noite árabe, para comemorar o aniversário de minha professora de dança do ventre, comecei a fazer a aula á 2 meses, e fiquei passada ao te ver dançar!!!O modo como você sente a música e passa isso pra quem te assiste é magnifico, é uma mistura de mãos, braços, quadril, rosto, alma, música...inigualável!!!Espero um dia dançar pelo menos á metade do que você dança....você ganhou mais uma fã!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários...espero poder contribuir de alguma forma para esse amor que como eu, vcs tem pela dança!
    E Lia, se vc gosta de dançar já é meio caminho andado...o resto é dedicação e horas de estudo...rs
    Conte comigo para o que precisar!
    bjossssssss

    Sálua

    ResponderExcluir
  5. sabe o q é, existe uma verdade na dança da Salua, algo que vem de dentro e claro o talento!

    ResponderExcluir