terça-feira, 4 de agosto de 2009

Entrevista Central da Dança do Ventre - ago/2009



Sálua Cardi
Escrito por Amanda Greco


Ao longo dos anos um estilo próprio e inigualável. Reconhecida por público e crítica como uma das melhores bailarinas da atualidade. Coreógrafa e Bailarina Clássica de formação encontrou na Dança do Ventre sua verdadeira vocação. Dentre seus trabalhos acompanhou o cantor argelino Khaled em todas as suas apresentações na TV e participou do seu show no Tom Brasil. Integrante do Grupo “Mil e uma Noites” coordenou a parte de dança do ventre das semanas árabes da Pousada do Rio Quente em Goiás. Atualmente faz shows com os melhores músicos árabes podendo citar Tony Mouzayek (trilha sonora de O Clone) o qual é capa de seu 17ºCD. Em 1999 abriu o “Espaço Artístico Sálua Cardi”, escola especializada em dança do ventre juntamente com outras modalidades de dança. Além de aulas e workshops pelo país, produz eventos em clubes árabes e teatros.

A bailarina Sálua Cardi nos concedeu esta maravilhosa entrevista. Confira!


1 - Conte-nos um pouco da sua carreira no ballet clássico e como vc se interessou pela dança do ventre.

O ballet foi a base para as outras danças que fiz e com ele aprendi técnica, disciplina e respeito pelo palco.

Passei por diversars cias de dança, dentre elas: jacy rhormens dance center, ballet amanda e verônica, ballet art, aracy evans, roberto azevedo, rené gumiel, ballet stagium, também trabalhei em grupos profissionais de flamenco, dança de salão, jazz, afro-jazz e dança contemporânea.

A dança do ventre aconteceu por acaso na minha vida...uma amiga me levou para fazer uma aula depois de muita insistência por brincadeira...e assim na primeira aula tive muita facilidade e a curiosidade me fez continuar!


2 - Sálua, vc é proprietária do Espaço Artístico Sálua Cardi, conte-nos um pouco sobre o início deste espaço (quando e como começou etc.).

Comecei a ensinar dança do ventre assim que saí da Khan el Khalili em uma super escola na aclimação chamada "união de dança", e graças a Deus sempre tive muitas alunas. Então em 1999 senti a necessidade de ter meu próprio espaço e com ele organizar eventos e espetáculos.


3 - E o que vc desenvolve como professora de dança? Qual sua proposta e quais seus objetivos?

Como professora de dança desenvolvo um trabalho árduo e gratificante: conscientizar as pessoas de que temos um corpo e que ele pode através de muita dedicação e estudo se movimentar harmoniosamente; o corpo traz travas e conceitos pré estabelecidos. É muito bom ajudar as pessoas a se soltarem e descobrirem novas possibilidades.

A proposta na dança do ventre é tentar ser o mais fiel possível à cultura desta arte sagrada e o objetivo é divulgá-la com muita alegria e respeito.

4 - De uns anos pra cá a DV teve um crescimento intenso das profissionais, vc acha que este crescimento é acompanhado de qualidade? E como vc vê a DV hoje no Brasil?

O crescimento de profissionais seria muito mais positivo se a classe fosse mais unida e houvesse um método comum e criterioso como em outras modalidades de dança, mas infelizmente na dança do ventre existem carimbos de qualificação dados por diversas vertentes, ficando muito confuso pra quem está querendo se profissionalizar.

O que está acontecendo hoje no brasil é que a dança está perdendo a limpeza, muita mistura de culturas...por exemplo antigamente só existia a mistura brasileira com Egito/países árabes, agora há mistura da Argentina, EUA, Canadá, Europa... aí fica muito diferente da dança original.

5 - Sua expressão na dança e técnica apurada, são umas das suas características mais admiradas. O que é preciso para desenvolver estes dois aspectos?

Humildade e vontade...com estas características qualquer pessoa consegue se dar bem em qualquer aspecto da vida.

Claro que na dança do ventre respeitar toda uma tradição e "estudar muito" as músicas, os ritmos, os elementos e perceber quais os movimentos certos em cada momento. Estando segura em todos estes aspectos a expressão vem naturalmente da alma!

6 - Sálua, na sua opinião qual seria o limite entre a sensualidade e a vulgarização na Dança do Ventre?

Bem, esta pergunta é muito delicada...hoje depois de 17 anos na dança do ventre cheguei a algumas conclusões. A dança já é por si sensual então temos que tomar alguns cuidados. Uma bailarina que não quer se tornar vulgar e ser sempre elegante e séria não deve:

- exagerar na maguiagem
- usar roupas vulgares (fendas exageradas, decotes, transparências, etc)
- dançar em casas noturnas, bares e festas onde só haja público masculino
- exibir fotografias em poses muito sensuais
- aceitar cachês baixos

7 - Qual o maior prazer que vc tem em toda sua carreira de bailarina?

Bem, só o fato de ser bailarina no Brasil e ganhar dinheiro com isso já é uma vitória, mas cada sorriso ou cada lágrima de emoção que consigo das pessoas quando me vêem dançar é o meu maior prazer, sinto que estou contribuindo de alguma maneira com o universo.

8 - Quais suas dicas para quem está começando para se tornar uma boa bailarina?

Pesquisar, estudar, treinar e saber escolher professora, figurino, maquiagem, música, lugar onde vai dançar e principalmente ter a humildade para perceber que o aprendizado da dança é infinito...ninguém sabe tudo!

Jogo rápido:

SÁLUA POR ELA MESMA: GUERREIRA

ADORARIA APRENDER: TOCAR VIOLÃO

MÚSICA: TODAS AS BONITAS, AMO MÚSICA...

PERSONALIDADE: MARCANTE

MANIA: FAZER ROLINHOS COM OS DEDOS NO CABELO QUANDO ESTOU COM SONO

NAS HORAS DE FOLGA EU: DESCANSO O CORPO, MENTE E ESPÍRITO DE FORMAS VARIADAS

NÃO VIVO SEM: DANÇAR...RS

UM SONHO: UM MUNDO SEM VIOLÊNCIA, DOENÇAS E INJUSTIÇAS

UMA FRASE: "Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos..."

3 comentários:

  1. é Sálua com esta entrevista mostra que além de linda e dançar muito bem, é muito inteligente e sabe realmente o q significa a palavra DANÇAR!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Competência e talento
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vi você dançar umas 3 vezes, e não consegui tirar os olhos, existe algo mais na sua dança, talvez algo espiritual não sei, mas não se aprende, já se nasce assim;
    Parabéns!

    ResponderExcluir